quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

A história do vestibular

. Todo ano, a história se repete e os estudantes sofrem com o vestibular. E hoje (16/12/2008) estava eu voltando com alguns alunos, do colégio onde trabalho, da ultima prova da UNESP. Estava falando com eles que os vestibulares acabaram e que agora era só esperar, quando uma aluna falou para mim: “Acha! Amanhã eu começa a prova da Unifesp. Queria matar quem inventou esse vestibular.” A idéia do blog é de ser atualizado semanalmente, só que quando ouvi dizendo isso pensei: “Tenho que postar algo sobre a história do vestibular”. Bom voilà escrever sobre nosso “amado” vestibular.
. Você saiba que esse ritual, que para a maioria marca uma mudança de vida, é mais antigo do que se pensa? O vestibular no Brasil foi criado em 1911, ou seja, tem mais que a idade de nossos avôs. Naquela época, até então, entravam nas faculdades somente aqueles alunos que haviam freqüentado os colégios mais conceituados. Algumas faculdades tinham cursos preparatórios e os alunos que fossem aprovados no curso tinha a vaga garantida. Quem não pertencia a esse meio estava automaticamente excluído. Quando o número de candidatos tornou-se muito grande para esse sistema restrito, o governo brasileiro instituiu o vestibular.
. Demorou alguns anos para que ele tomasse a forma de hoje, com provas de teste, questões discursivas, redação e leitura obrigatória. Até o começo dos anos 60, os exames eram bem mais difíceis, com provas orais de temas sorteados na hora.
. Anualmente, há cerca de 5,5 milhões de inscrições para o vestibular em todo o Brasil, segundo dados de 2006 do ministério da Educação. Abaixo esta um linha do tempo dos três vestibulares mais conhecidos de São Paulo: FUVEST, UNESP e UNICAMP clique na imagem para aumentar.






FONTE:
CLARO, Maria Aparecida de Lima. Procedimentos formais e informais de selecao do estudante universitario: um estudo sobre seletividade no ensino superior. Sao Carlos: UFSCar, 1983. 148 p. Mestrado (Pesquisa Educacional)-UFSCar. CECH-Centro de Educacao e Ciencias Humanas. E.

Um comentário:

  1. Muito interessante murilo, mas como a aluna disse (aliás, quem foi? deve ter sido a vivi), eu também quero matar quem inventou os vestibular. :D e viva os corretores bonzinhos. agora é só esperar, e esperar, esperar... beijos, Paulinha. (3°B)

    ResponderExcluir