sábado, 20 de dezembro de 2008

Biotecnologia... aliás o que seria isso?

Queria começar com este post agradecendo a todos... Em 5 dias no ar mais de 100 acessos... Jamais pensei que as coisas seriam assim... Ainda mais depois da surpresa que li a pouco, no email do blog, que aparece no topo do site, recebi uma mensagem da Vitória Reis lá do Espirito Santo e nele ela pedia para postar sobre Biotecnologia... Então resolvi atender esse pedido que veio de tão longe...
Entre várias definições encontradas na internet para biotecnologia encontrei essa que foi elaborada na Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU:

"Biotecnologia define-se pelo uso de conhecimentos sobre os processos biológicos e sobre as propriedades dos seres vivos, com o fim de resolver problemas e criar produtos de utilidade."



Em outras palavras seria: que através de conhecimentos proporcionado pela genética, biologia molecular, bioquímica, embriologia e biologia celular, a engenharia química, entre outras ciência que estudam os processos biológicos, produzir bens ou resolver problemas.
Assim, é Biotecnologia o conjunto de técnicas que permite à Indústria Farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos que serão comprados na Farmácia. Como é Biotecnologia o saber que permite cultivar células de morango para a obtenção de mudas comerciais. E também é Biotecnologia o processo que permite o tratamento de despejos sanitários pela ação de microorganismos em fossas sépticas. A Biotecnologia abrange diferentes áreas do conhecimento que incluem a ciência básica (Biologia Molecular, Microbiologia, Biologia celular, Genética, Genômica, Embriologia etc.), a ciência aplicada (Técnicas imunológicas, químicas e bioquímicas) e outras tecnologias (Informática, Robótica e Controle de processos). A Engenharia Genética ocupa um lugar de destaque como tecnologia inovadora, seja porque permite substituir métodos tradicionais de produção (Hormônio de crescimento, Insulina), seja porque permite obter produtos inteiramente novos (Organismos transgênicos). A Biotecnologia transforma nossa vida cotidiana. O seu impacto atinge vários setores produtivos, oferecendo novas oportunidades de emprego e inversões. Hoje contamos com plantas resistentes a doenças, plásticos biodegradáveis, detergentes mais eficientes, biocombustíveis, processos industriais e agrícolas menos poluentes, métodos de biorremediação do meio ambiente e centenas de testes diagnósticos e novos medicamentos.
Abaixo está uma figura com alguns bens produzidos através da biotecnologia presente em nosso dia-a-dia:

2 comentários:

  1. Conheço essa placa... muito bom o post!Bjos!

    Angelina

    ResponderExcluir
  2. oooi!!
    muuuito interessante seu site!!!

    passo sempre pa ler..
    e ver oq passa na sua cabeçaaaa!!!
    bjooo
    thali

    ResponderExcluir