terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Mas afinal o que é essa tal de CIÊNCIA?

Fazendo uma busca no Dicionário Aurélio:

“Ciência [Do latim scientia.] Conhecimento. Saber que se adquire pela leitura e meditação; instrução, erudição, sabedoria. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio. Soma de conhecimentos práticos que servem a um determinado fim. A soma dos conhecimentos humanos considerados em conjunto. Processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza visando à dominação dela em seu próprio benefício.”



Resumindo podemos dizer que ciência se refere geralmente a qualquer campo organizado de estudo ou o conhecimento obtido desse.

A ciência não se considera a “dona” da verdade absoluta e inquestionável. A partir do racionalismo crítico, todas as suas verdades podem ser quebradas, bastando apenas um pingo de evidência. A ciência não é uma fonte de julgamentos de valores subjetivos, apesar de poder certamente tratar de casos de ética e política pública ao enfatizar as prováveis conseqüências das ações. Podemos dizer que a ciência busca produzir “modelos úteis” para a sociedade partindo da observação do meio onde vivemos.

Ela está dividida, se é que assim podemos dizer, em três grandes áreas: Saúde (biomedicina, medicina, enfermagem, nutrição e etc), Naturais (física, química, geografia, biologia e etc), Sociais (história, antropologia, biblioteconomia, administração e etc), Holísticas, Interdisciplinares e Aplicadas (engenharias, ciência da informação, neurociência e etc) e Ambientais (quimica e engenharia ambiental e etc).

A ciência é uma ferramenta útil… é um corpo crescente de entendimento que nos permite identificarmo-nos mais eficazmente com o meio ao nosso redor e a melhor forma de adaptarmo-nos e evoluirmos como um todo social assim como independentemente.

Este blog tem o propósito em divulgar as ciências como um todo, de modo especial falaremos muitas vezes sobre umas das ciências mais presente em nosso dia-a-dia: a QUÍMICA. Seja bem vindo e espero que gostem!


FONTES:


PRICE, Derek J. de Solla. A ciência desde a Babilonia. Leonidas Hegenberg (Trad.). Belo Horizonte: Itatiaia, 1976. 189 p. -- (Colecao O Homem e a Ciencia; v.2)

FERRI, Mário Guimarães. Histórias das ciências no Brasil., Shozo Motoyama, São Paulo: EPU, c1981. v.1. 390 p.

Um comentário:

  1. Muito legal o blog! Parabéns pela iniciativa! Continue a divulgar a Ciência!!! Beijo!

    ResponderExcluir